O tempo correu muito rápido, tal qual um pensamento. Mas, lá se vão três décadas e meia de existência, lutas e resistência. No dia 14 de janeiro de 1986 surgia para a história o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto de Campinas e Região, o Sindae, que nesta quinta-feira, 14 de janeiro de 2021, completa 35 anos.

Tornou-se lugar comum, mas, é fato e não pode negar: o sindicato só existe porque o trabalhador existe; sem trabalhador não tem sindicato. E foi para melhorar a vida do trabalhador, lutar por melhores salários e condições dignas de trabalho que a categoria fundou o Sindae e colocou na sua direção aqueles que se mostraram mais capacitados para serem a direção destas lutas.

Com o passar do tempo, a direção sindical e os próprios trabalhadores perceberam que a luta ia muito além de melhores salários e condições de trabalho. Era necessário lutar também pela manutenção dos empregos. E isso só era possível com a manutenção do caráter público das empresas de saneamento. Nascia a consciência de que era preciso lutar contra a privatização.

Muitas lutas e vitórias depois, temos uma entidade sindical respeitada no setor de saneamento básico em todo o país. A categoria tem consolidados acordos coletivos de trabalho onde estão assegurados direitos e conquistas.

Os desafios continuam. As lutas não param. E para vencê-las será necessária a participação de todos os trabalhadores e trabalhadores, como tem sido desde a fundação da entidade até agora.

Fortaleça o Sindae. Se você ainda não é sócio, sindicalize-se hoje mesmo. Vamos continuar construindo a nossa história. Parabéns ao Sindae. Parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras, razão da existência do Sindae.

Fonte: Ascom Sindae- Campinas