O SINDIÁGUA/RS, juntamente com o Fórum Popular em Defesa da Água, venceu mais uma batalha: A suspensão do Edital de Licitação de Concorrência Pública nº 09/2016, que trata da privatização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Erechim. O Sindiágua vem acompanhando o caso desde o início do processo de tentativa de privatização em Erechim o que deu origem ao Fórum que hoje com as demais entidades locais atua fortemente na defesa da água pública.

 

A ausência da participação popular nas decisões e a imprecisão do texto do edital foram motivos pelos quais as entidades entraram no embate da suspensão. Ainda em junho desse ano o SINDIÁGUA conseguiu na justiça, liminarmente, suspender o processo. Em outubro o edital foi suspenso temporariamente pela a Divisão de Licitações da Prefeitura de Erechim e agora se confirma a partir da decisão tomada pelo Tribunal de Contas do Estado, além disso, questionamentos feitos pelo TCE, por empresas interessadas na concorrência também motivaram a suspensão.

 

Essa batalha ainda não terminou, pois o atual prefeito e o vencedor estão com a ideia de licitar o sistema, o que significa na prática a PRIVATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO EM ERECHIM. Faremos o possível para que isso não aconteça.

 

*FIASCO DA CORSAN NO PROCESSO DE ERECHIM*

 

A saga entreguista do presidente da Corsan é tão grande que ele e seus assessores diretos (externos) e alguns internos NÃO QUEREM PARTICIPAR DA LICITAÇÃO, caso ela ocorra. Existe uma estrutura sendo montada, quase finalizada, pelo Presidente Barbuti Limpa Trilho que é o FIM DA CORSAN. Além da diretoria, existe na Corsan uma Diretoria Geral que veio de fora dos quadros, que está no comando das ações de entrega do patrimônio gaúcho. Essa “diretoria geral” está no mesmo nível ou acima da Diretoria Colegiada da Corsan e o Conselho de Administração, composto por maioria indicada pelo presidente que está refém das ideias do próprio Barbuti e quem não se enquadra é sumariamente DEMITIDO, vide o caso recente de nosso Diretor Financeiro. Ora, onde já se viu a Corsan com toda sua estrutura que tem e com conhecimento de como fazer e prestar o melhor serviço para a sociedade gaúcha, por ordem da “Diretoria Geral” não vai ou não quer participar da licitação. Um verdadeiro fiasco da gestão Barbuti que consegue ser pior que muitos outros piores que já passaram pela nossa Companhia.

 

*FUNCORSAN*

 

Informamos que o Conselho de Administração da CEEE aprovou a retirada de patrocínio da Fundação CEEE, para a facilitação da privatização da Companhia. Alertamos que o mesmo governo e a mesma linha poderão ser adotadas em relação à Funcorsan com apoio inclusive de colegas de carreira que não estão percebendo o perigo da atual gestão Barbuti e sua “diretoria geral” estão trazendo para a Corsan e os gaúchos.

Temos a convicção de que se não nos mantermos unidos, certamente eles passarão a boiada e quando tudo estiver terminado, aniquilado, destruído, pegarão o primeiro avião com destino a São Paulo e seguir a vida tocando suas empresas e seus negócios.

 

*Filantropia*

 

substantivo feminino 1.profundo amor à humanidade. 2. desprendimento, generosidade para com outrem; caridade. Origem: ⊙ ETIM lat. philanthropĭa,ae ‘amizade, benquerença’, do gr. philanthropía, prov. por infl. do fr. philantropie ‘amor pela humanidade’

 

Triplex normalmente dão problemas! Temos que ter cuidado!

Fonte: Ascom Sindiagua-RS