O SINDIÁGUA/RS, SINTEC, SENGE SINDAERGS, AAFCORSAN, ASCORSAN, ASTECOR, ASTEC, AECO E AGERCO, estiveram na terça-feira (16/09), em reunião presencial com o presidente da Corsan Roberto Barbuti para uma definição sobre a Fundação Corsan, onde já há uma decisão de fechamento do Plano BD – 01. O que esperávamos com essa atividade, era que a Corsan se manifestasse sobre a abertura de um novo plano na modalidade de Contribuição Definida (CD) para os trabalhadores e trabalhadoras da Corsan e descartasse de uma vez por todas a retirada de patrocínio, que nesse momento também vem sendo cogitada pela direção da Companhia.

Em maio deste ano a Companhia manifestou interesse em fechar Plano de Beneficio Definido da Funcorsan, desde então o Sindiágua e as demais entidades buscam a posição da Companhia referente a retirada de patrocínio e o fechamento do plano para poder informar e orientar os associados(as) de forma correta evitando a reprodução de inverdades, ou boatos, sobre o assunto.

O presidente Barbuti ressaltou que nenhuma decisão foi tomada referente este assunto e que olhar para as alternativas facilitaria o processo de análise para tomada decisões, no entanto acredita que a manutenção do patrocínio nos moldes atuais, dificultaria a abertura de capital da Corsan. Por unanimidade as entidades solicitaram ao presidente que descarte qualquer possibilidade de retirada de direito dos trabalhadores(as), e que a retirada do patrocínio levaria o desmantelamento dos aposentados, quebra de direitos e desequilíbrio da Fundação. Outro assunto levantado pelo Sindiágua foi a possibilidade da retirada de gestão da Funcorsan, a resposta foi que todos os assuntos estão em discussão e estudos, e serão levados em conta pelo Governo do Estado.

Para nós do Sindiágua, a reunião foi bastante produtiva, pois nesse momento mostra ao presidente da Corsan que a categoria está unida em torno do objetivo que é manter a Funcorsan forte, e que de suma importância para a categoria ter a segurança de chegar na idade de aposentadoria com o conforto e a segurança necessária para continuar a vida, e para os aposentados/as a segurança de que continuarão com seus benefícios. Sabemos de nossa responsabilidade nesse momento difícil e temos a certeza de que nossa entidade, assim como as demais, estarão na luta para que aconteça o melhor para todos e todas.