O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Pará (Stiupa), também chamado de Sindicato dos Urbanitários do Pará, completa 58 anos de fundação nesta terça-feira, 21 de abril.
O Sindicato dos Urbanitários do Pará representa os empregados da Centrais Elétricas do Pará S/A (Celpa), Companhia de Saneamento do Pará S/A (Cosanpa), Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte), Norte Energia S/A (Usina de Belo Monte – Altamira), Águas de São Francisco (Concessionária dos serviços de água e esgoto de Barcarena), entre outras empresas do ramo de energia e saneamento na base territorial do Estado do Pará.
A finalidade do Sindicato, conforme art. 2º do Título I de seu Estatuto, é melhorar as condições de vida e de trabalho de seus representados, defender a independência e autonomia da representação sindical, atuar na manutenção e na defesa das instituições democráticas brasileiras, e apoiar a organização e luta dos trabalhadores pelos seus objetivos imediatos e históricos, tendo a perspectiva de uma sociedade sem exploração.
O Sindicato funciona em sede própria, à Av. Duque de Caxias, 1234, entre Lomas Valentinas e Enéas Pinheiro, na capital paraense e nas regionais localizadas em Tucuruí, Conceição do Araguaia, Marabá, Castanhal, Altamira, Abaetetuba, Capanema e Santarém.

Fonte: Ascom STIUPA