Nunca nós profissionais de saúde estivemos no centro das atenções como agora em meio a pandemia de coronavírus.
Por mais que historicamente trabalhadoras e trabalhadores informassem  ter jornadas exaustivas, péssimas condições de trabalho e baixos salários, nossas reivindicações foram muitas vezes tratadas como meramente coorporativas.

Ao dizer que se somos protagonistas de um serviço essencial, precisamos ter tratamento diferenciado e um processo de negociação coletiva ágil e efetivo, estamos sendo coerentes e zelando pela boa qualidade do atendimento e dos interesses coletivos.

Os ataques ao setor Saúde e à quem nele trabalha, tem sido frequentes. O governo Bolsonaro por meio do Decreto 9.759/2019 e sem nenhum diálogo com as entidades sindicais e patronais, extinguiu a MNNP- SUS / Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde que era um espaço de negociação e diálogo paritário, onde vários protocolos inclusive sobre condições de trabalho haviam sido pactuados entre as partes – trabalhadores e empregadores do setor privado e público-  desde sua reativação em 2003.

Ademais foi aprovada com a conivência da maioria dos parlamentares em 2016 a fatídica EC 95 – Emenda Constitucional que retirou bilhões do SUS congelando os gastos pelos próximos 20 anos (só em 2019 foram 9,5 bilhões de reais à menos), mesmo enfrentando esses ataques o SUS resiste e tem sido a esperança da população neste momento pandêmico.

Desta forma estamos trabalhando exaustivamente e na maioria das unidades de saúde – tanto no setor privado como público- sem EPIs – Equipamentos de Proteção Individual adequados e/ou suficientes. Estamos perdendo colegas e também temos medo de nos contaminar e/ou contaminar nossas famílias e pessoas queridas, afinal nossas vidas também importam.

Neste Dia Mundial da Saúde de 2020 queremos gritar bem alto: Trabalhadoras e Trabalhadores Protegidos Salvam Vidas!

Seguiremos lutando por vocês, lutem conosco apoiando e divulgando essa campanha .  http://trabalhadoresprotegidos.com.br/

A FNU TAMBÉM PARABENIZA OS PROFISSIONAIS QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE TRABALHAM PELA SAÚDE DE TODOS NÓS!