NOTA EM APOIO À GREVE DOS(AS) PETROLEIROS(AS) BRASILEIROS(AS)

Os(as) petroleiros(as) brasileiros(as), em greve desde 1º de fevereiro, dão um exemplo de obstinação e resistência, apesar de todos os ataques que o movimento vem sofrendo por parte da empresa Petrobras e, inclusive, com decisões judiciais contrárias e a omissão da mídia, que trata o assunto sem a relevância que merece.

Os(as) trabalhadores(as) da Petrobras seguem firmes e unidos na luta pautada pelo objetivo de proteger seus direitos e, fundamentalmente, os patrimônios nacionais que são caros à soberania do Brasil. É um verdadeiro ato de coragem e amor pelo país defender as estatais, diante de um governo que visa vender as empresas e as riquezas a fim de agradar tão somente o mercado privado.

Esse movimento de resistência é um exemplo aos(às) trabalhadores(as) da América Latina, que em sua maioria vêm sofrendo ataques semelhantes pelas políticas de governos neoliberais, que não escondem seu caráter antidemocrático.

A Contaguas – Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Água, Saneamento e Meio Ambiente das Américas, por meio de sua Secretaria de Promoção de Parcerias Públicas e Comunitárias – vem a público DECLARAR A APOIO AOS PETROLEIROS(AS) BRASILEIROS(AS) e reforça a necessidade de termos como referência a persistência e empenho para construirmos, por nosso lado, a resistência em defesa do saneamento público e de qualidade para todos(as).

Brasília, 18 de fevereiro de 2020.

Carlos Sosa
Secretário Geral – Contaguas

Pedro Blois
Secretário de Promoção de Parcerias Públicas e Comunitárias – Contaguas

*Contaguas é filiada à ISP – Internacional de Serviços Públicos – e parceria da FNU – Federação Nacional dos Urbanitários (Brasil)
**O presidente da FNU, Pedro Blois, é o representante do Brasil na Contaguas, com o cargo de Secretário de Promoção de Parcerias Públicas e Comunitárias – Contaguas