O 13º CONCUT realizou no dia 06 de outubro a Plenária das Mulheres, estiveram presentes mais de 300 companheiras, dentre elas as trabalhadoras urbanitárias, que discutiram desde as resoluções da Central, a mudanças estatutárias e até as estratégias das mulheres da CUT para o próximo período em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, de igualdade de oportunidades e no enfrentamento à violência contra as mulheres na vida e no trabalho.

Na oportunidade foi discutida também a autonomia das CUT’s Estaduais e a possibilidade real de extinção de secretarias.  Todavia, com bastante articulação foi aprovado em plenário que haverá respeito a autonomia para as Estaduais, mas serão preservadas as secretarias de Mulheres, Combate ao Racismo e Juventude, por serem políticas

transversais e que são imprescindíveis para a classe trabalhadora brasileira.

Alterações Estatutárias:

No 13º CONCUT foi aprovada uma proposta de Regimento Interno onde um dos capítulos versará sobre as questões da Violência de Gênero e Assédio no Mundo do Trabalho, em especial na CUT e suas instâncias. Assim como a adoção de uma política que visa  coibir as práticas de assédios moral e sexual no interior da central.

Na elaboração do regimento interno aprovado será debatido como o tema será tratado.

Campanhas aprovadas

Foi aprovada a Campanha da Convenção 190 que justamente trata sobre o tema da Violência de Gênero e Assédio no Mundo do Trabalho, adotada este ano na OIT.

Será retomada a Campanha da Convenção 100 sobre Salário Igual para Trabalho de Igual Valor.

Encontros  de mulheres previstos para 2020

As CUTs Estaduais devem orientar a participação das mulheres Cutistas nas etapas municipais, estaduais e conferências livres, etapas estas que antecedem a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres que ocorrerá em novembro de 2020.  Esta prevista também a  realização do Encontro Nacional de Mulheres da CUT, que provavelmente será no primeiro semestre de 2020.

Resoluções sobre a Organização de Mulheres da CUT

Foram aprovadas duas resoluções sobre a organização das Mulheres da CUT, com muitos dados este momento de crise político-institucional no país governado por um nazifascista, homofóbico, racista, e principalmente misógino, com uma ministra que representa o que há de mais reacionário em termos de fundamentalismo religioso.

Urbanitária eleita para diretoria executiva da CUT

Neste 13º CONCUT foi eleita para a diretoria executiva da CUT a companheira Aline Marques, diretora do STIUMA. A FNU deseja sucesso e que seu mandato seja repleto de conquistas para enfrentar uma conjuntura de ataques aos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores.

 

Fonte: FNU com informações da Secretária Nacional das Mulheres Trabalhadoras da CUT- Junéia Batista