A Eletrosul foi uma das vencedoras do Prêmio WEPs Brasil 2019 – Empresas Empoderando Mulheres, na categoria Empresas de Grande Porte – Prata, única estatal a constar na lista dos 12 vencedores da categoria, que incluiu empresas como Citibank, PepsiCo, Natura e Enel. O prêmio é uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global, e tem apoio da União Europeia e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A cerimônia de entrega do reconhecimento ocorreu em São Paulo (SP), no dia 7 de outubro, e contou com a presença do diretor Administrativo, Jorge da Silva Mendes, e das colaboradoras Aline Webber e Marina Minozzo, representantes do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade da Eletrosul.

O propósito da premiação é incentivar e reconhecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil, tomando como base os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), dos quais a Eletrosul é signatária desde 2010.

Para participar do Prêmio, a empresa respondeu a um questionário sobre como cumpre os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Após a classificação, a companhia sulista recebeu a visita de um avaliador, que confirmou todas as evidências documentadas. No total, foram 181 empresas inscritas e 68 finalistas, entre as categorias Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

Representatividade

Em 2006, a Eletrosul instituiu o Comitê Permanente para as Questões de Gênero, que, com o tempo, passou a abarcar também as temáticas de raça e diversidade, buscando sempre um ambiente de trabalho mais harmônico e respeitoso. A empresa aderiu ao movimento ElesPorElas (HeForShe), coordenado pela ONU Mulheres, e possui, ainda, o reconhecimento de cinco edições do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, do Governo Federal.

A conquista do WEPs Brasil 2019 é fruto de ações como o grupo de apoio a mães que retornam de licença-maternidade (meta relacionada à promoção da liderança feminina), as campanhas de conscientização, o Guia de Paternidade Responsável, a Sala de Apoio ao Aleitamento Materno, e atividades em parceria com a ONG Inspiring Girls, contando com o apoio de engenheiras e técnicas da empresa, com o objetivo de incentivar meninas de escolas públicas a considerar profissões tipicamente vistas como masculinas.

Fonte: Canal Energia