O sindiágua-RS estará participando nessa sexta-feira 04/10, do Seminário Internacional em Defesa da Aguá Pública em Santana do Livramento. O evento tem como principal objetivo informar à população sobre o que vem acontecendo com o saneamento no Brasil, e em outros países da América Latina.
Estaremos compartilhando experiências sobre os acontecimentos relativos ao assunto que estão acontecendo no nosso país e também esclarecendo para as lideranças da região sobre o Projeto de Lei 3261 – que pretende privatizar o serviço de saneamento e água no Brasil. Lembramos que Santana do Livramento é um departamento municipal, portanto água que é servida pelo município será diretamente afetada, pois o projeto de lei prevê o fim da titularidade dos municípios sobre o serviço de saneamento, água e esgoto.
O Sindiágua estará também informando aos participantes as vivências desastrosas que ocorreram em Uruguaiana e São Grabriel, compartilhando junto aos representantes do país vizinho a experiência de como conseguir colocar na constituição do país que para privatizar o serviço de água deve-se passar por um plebiscito, ou seja, a participação popular.
Enquanto aqui no Rio Grande do Sul o governo Eduardo Leite juntamente com sua base política na Assembléia Legislativa quer um projeto que caminha pelo lado contrário, o de tirar a única coisa que garante ao povo, sua participação para a privatização do saneamento no Rio Grande do Sul, através da retirada do direito do plebiscito da constituição estadual, pela PEC 280, apresentada pelo deputado Sérgio Turra do PT.

Fonte: Ascom Sindiágua-RS