Estimados/as companheiros/as,

Informamos que a Universidade Global do Trabalho (Global Labour University – GLU) convida sindicalistas a participarem nos cursos de mestrado no Brasil, na Alemanha, na Índia, nos Estados Unidos e na África do Sul. Os programas oferecem a oportunidade de estudar temas globais do mundo do trabalho e desafios sindicais juntamente com sindicalistas vindos de diferentes países. Além do curso, é feito também um estágio que dá a oportunidade de ter experiência de trabalho diretamente com organizações sindicais nacionais e internacionais.

Os candidatos/as ao mestrado devem possuir ensino superior completo, inglês fluente e certificados como TOEFL ou IELTS (todos os cursos são ministrados em inglês), disponibilidade para permanecer um ano fora e comprovada experiência no movimento sindical (que deverá ser comprovada com cartas de recomendação), além de uma contra-partida pontual para a bolsa de estudos da organização sindical do candidato ou candidata, entre outros requisitos. Além disso, mulheres e jovens são incentivados a se candidatar.

O mestrado nos EUA é sobre Trabalho e Direitos Globais dos Trabalhadores, na Alemanha é sobre Globalização e Políticas Trabalhistas e na Índia é sobre Desenvolvimento e Trabalho. Tanto o curso dos EUA como o da Alemanha o prazo para se candidatar é o dia 1 de abril. O da Índia o prazo é 15 de abril.

Além dos mestrados, a GLU também organiza conferências, escolas de verão aos ex-alunos e também um curso de curta duração (6 meses) como foi o ENGAGE. Todas as informações necessárias sobre os cursos, os requisitos e maiores detalhes estão disponíveis no sitio http://www.global-labour-university.org

 

As indicações devem ser feitas através das Confederações, Federações e Sindicatos Nacionais. Qualquer dúvida, por favor, entrem em contato com a Secretaria Nacional de Formação e/ou com a Secretaria de Relações Internacionais através dos emails snf@cut.org.br e sri@cut.org.br ou através dos telefones 11 2108 9112 ou 11 2108 9251.

É importante ressaltar que os programas oferecidos pela Universidade Global do Trabalho são uma ótima oportunidade de internacionalizar as lutas e experiências em defesa dos direitos da classe trabalhadora e que a troca de experiências com sindicalistas de diversos países é intensa, além de todo o conteúdo acadêmico a ser explorado durante o programa. Boa sorte aos interessados e interessadas.

Saudações CUTistas,

Sérgio Nobre                    Antonio Lisboa                                                               Rosane Bertotti              

Secretário Geral              Secretário de Relações Internacionais                 Secretária Nacional de Formação