O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Pinto Jr., disse que foi convidado para permanecer à frente da companhia pelo ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque. Pinto Jr. disse que decidiu ficar na Eletrobras para tocar o processo de capitalização da Eletrobras. Ele assumiu a direção da empresa em 1º de julho de 2016, indicado pelo ex-presidente Michel Temer.

Wilson Pinto Jr. não deixou claro se o projeto de lei de privatização da Eletrobras enviado pelo governo anterior ao Congresso será retomado. Para ele, “o processo de capitalização é necessário, o nível que vamos ter vamos ter que conversar”. “Esse é o próximo passo da Eletrobras”, disse.

O projeto de lei enviado ao Congresso prevê a criação de uma corporação, mas isso ainda não foi discutido com o ministro. “Definição sobre isso não existe, o que me deixou muito feliz foi o fato de ele ter reconhecido que esse é um projeto muito importante para a companhia, e é mesmo”, afirmou Pinto Jr.

“Para a capitalização do tipo que a gente precisa, que é grande, é preciso montar estrutura de governança e direitos de acionista que dê a ele um mínimo de garantias. Normalmente, a formação de corporações é feita com essa base, por isso não é um ato de privatização, você não vendendo a um fulano, um chinês, ou um belga ou um italiano”, disse.

Ferreira Jr. ficou satisfeito com a defesa do ministro pela necessidade de retomar Angra 3. “A usina está desmobilizada e precisa ser remobilizada”, afirmou. “O modelo com o parceiro internacional não está pronto.”

Ele elogiou a escolha de Marisete Dadald Pereira para o cargo de secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia (MME). Marisete era chefe da Assessoria Econômica da pasta e participou das discussões de todos os projetos da área nos últimos anos. “Ela é uma super executiva, ela trabalha pesado, se dedica, não tem hora, é uma guerreira”, disse. (fonte: O Estado de S. Paulo)

Leia também:
Wilson Pinto acumula irregularidades na gestão da Eletrobras 
Nota de repúdio dos eletricitários contra as declarações do Presidente Wilson Pinto Jr.
Wilson Pinto Jr. diz que ‘tem interesse em continuar’ na Eletrobras e que meta é cortar 5.200 funcionários

Urbanitários em luta: contra à privatização do setor elétrico e do saneamento.
ÁGUA, ENERGIA E SANEAMENTO NÃO SÃO MERCADORIAS!