A pressão dos trabalhadores da Cedae e seus representantes sindicais foi fundamental nessa batalha

Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (5/12) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – Alerj, os cedaeanos tiveram uma grande vitória na luta contra a privatização junto com os parlamentares. O veto do governador Pezão à Emenda no Projeto de Lei 56/2018, de autoria do deputado Paulo Ramos, foi derrubado por 44 votos favor contra um voto contrário. Com isso, o fantasma da privatização da companhia está totalmente afastado.

O STIPDAENIT se fez presente junto ao “Mar Azul” de trabalhadores cedaeanos nas galerias da assembleia que lutam a favor de uma Cedae 100% pública, estatal e indivisível. A presença dos sindicalistas e trabalhadores cedaeanos foi fundamental para a pressionar os parlamentares a derrubarem o veto do Governador Luiz Fernando Pezão à Emenda no PL 56/2018.

Uma reunião entre os líderes dos partidos que compõem a Alerj, no início da tarde, determinou o acordo para a derrubada do veto. A decisão veio após o governador eleito, Wilson Witzel, ceder à pressão dos deputados de oposição juntamente com os trabalhadores cedaeanos que foi fundamental para a derrubada deste veto.

Essa é uma vitória da persistência e dedicação dos sindicalistas e cedaeanos. Em nenhum momento o movimento de resistência à privatização demonstrou fraqueza e o mar de camisas azuis sempre teve presença de destaque quando convocados para ir às ruas lutar pelos seus direitos.

Foi removida uma pedra do caminho, mas ainda há batalhas para garantir a Cedae 100% pública e indivisível, para somente assim conseguir mais qualidade de vida para os empregados. (fonte: Stipdaenit)

Leia também:
11 de dezembro: reuniões da Frente pelo Saneamento e ONDAS, em Brasília
. Pela resistência contra qualquer tentativa de privatizar a água é criado o Observatório Nacional do Saneamento

ÁGUA, ENERGIA E SANEAMENTO NÃO SÃO MERCADORIAS!