Os trabalhadores da Sabesp aprovaram em assembleias realizadas no dia 9 de janeiro, na sede do Sintius – Santos e na subsede de Registro, a manutenção da forma aplicada pela empresa na distribuição da verba para pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2018. Entretanto, nas duas assembleias, a categoria exigiu a continuidade da luta do Sintius pela forma igualitária de distribuição.

Durante a assembleia, em Santos, o presidente do Sindicato, Carlos Alberto de Oliveira Cardoso, o Platini, lembrou que a luta pelo PPR igualitário é um compromisso de campanha eleitoral da chapa que hoje ocupa a Diretoria.

Ele ainda ressaltou que os diretores têm se empenhado para viabilizar a distribuição igualitária e lembrou que primeiro houve a pesquisa para verificar o real desejo dos trabalhadores e obter respaldo quantitativo para reivindicar o benefício de acordo com o desejo da categoria.

A partir daí, houve esforços tanto no âmbito administrativo como político para atingir o PPR igualitário. Primeiramente, com a empresa, por meio da apresentação e discussão do resultado da pesquisa com outros sindicatos representativos de classes de trabalhadores da Sabesp.

Outro passo foi na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp, quando houve a discussão em consulta pública sobre a criação de uma holding na Sabesp, sendo utilizado o espaço para defender o interesse dos trabalhadores, inclusive tentando inserir o PPR igualitário no projeto, mas a ideia foi rejeitada pelos deputados estaduais.

Agora, o caminho, ainda na ALESP, é a proposição de discussão de alteração no Decreto 59.598, de 16 de outubro de 2013, a fim de garantir a distribuição igualitária e o aumento para duas folhas de salários, ao invés de uma, como é determinado atualmente pele documento do governo para PPR. (fonte: Sintius – Baixada Santista)