A primeira reunião de negociação do pagamento da Participação nos Lucros ou Resultados referente ao ano de 2019 (PLR 2019) ocorreu no dia 17/set. Outras duas rodadas aconteceram nos dias 8 e 11 de outubro. A quarta rodada acontecerá nesta segunda-feira, dia 29 de outubro.

 

Propostas

Em relação à primeira reunião (17 de setembro), tanto o Sindicato como a empresa, fizeram mudanças quanto às respectivas propostas iniciais, veja quadro. No quadro abaixo, você vai ver que a proposta inicial da empresa era um verdadeiro SACO DE MALDADE. Como a proposta apresentada pela Celpa foi fortemente rejeitada em mesa, conseguimos fazer com que a comissão deles recuasse em três dos cinco itens da proposta inicial, o que ainda é inaceitável.

Os Sindicatos, com o intuito de buscar um acordo negociado e bom para os trabalhadores, também fizeram mudanças em relação ao que foi proposto inicialmente, veja no quadro abaixo.

Prorrogação

Prorrogação das negociações – Na reunião do dia 11 de outubro, Sindicatos e empresa assinaram um termo aditivo ao Acordo da PLR, alterando o item 10.3. Esse termo trata da prorrogação das negociações para até o dia 31 de outubro de 2018. A prorrogação foi necessá ria visto que a Celpa Equatorial atrasou o início das negociações. Conforme o Acordo Coletivo, o prazo original para fechamento das negociações da PLR era até 30 de setembro.

Fonte: Ascom STIUPA