Confederação Nacional dos Urbanitários – CNU – e Federação Nacional dos Urbanitários – FNU – parabenizam a CUT pelos seus 35 anos de luta!

A Central Única dos Trabalhadores- CUT, desde sua fundação em 1983, desempenha um papel decisivo em defesa dos direitos dos trabalhadores/as e nos processos de mudanças do país, convicta de que democracia se faz com justiça social e respeito às diferenças.

É, sem dúvida, a principal referência quando se pensa na presença dos trabalhadores/as nas questões nacionais. É gestora e executora presente de grandes mobilizações e combates.

Desde 1990, a FNU está filiada à Central e sente-se muito honrada de desenvolver um trabalho conjunto, solidário e compromissado com os interesses comuns da classe trabalhadora. Colhemos, ao longo desses anos, um saldo de vitórias e, por vezes, de derrotas temporárias, mas, em ambas as situações, nunca nos foi demovida a certeza de que é preciso continuar a luta por direitos, inclusão e igualdade.

Neste 28 de agosto de 2018, nossos parabéns à CUT por seus 35 anos, seu legado, sua história e, principalmente, por sua obstinação no cumprimento de seus objetivos, pelos quais sabemos que a luta tem que continuar, sempre! Estendemos nossos parabéns a todos os trabalhadores/as representados por esta que é a maior Central do nosso país.

Parabéns CUT!

Paulo de Tarso
Confederação Nacional dos Urbanitários- CNU

Pedro Blois
Federação Nacional dos Urbanitários – FNU

35 de anos de história
Nesta terça-feira , 28 de agosto de 2018, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) completa 35 anos. Fundada em meio à efervescência da luta por democracia, a entidade foi protagonista na queda da ditadura militar, com milhares de trabalhadores organizados indo às ruas contra o governo.

Foi durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), em São Bernardo do Campo, em São Paulo, que a CUT foi criada.

A CUT se consagrou como a grande representante da classe trabalhadora brasileira, tornando-se a maior central do Brasil e da América Latina e a quinta do mundo. Atualmente, a CUT está organizada em 26 Estados e no Distrito Federal e tem 3.980 entidades filiadas, 7,9 milhões de trabalhadores e trabalhadoras associados/as e 25,8 milhões em toda a base.