Atualização às 23h40, 20/6/18: Encerradas as votações no Plenário da Câmara não foi colocado em apreciação o regime de urgência para projeto de lei 10332/18 que trata da privatização das distribuidoras da Eletrobras. A votação deve ficar para as próximas sessões da Casa, dias 25 e 26 de junho.

Incansáveis. Assim podemos traduzir o comportamento dos representantes dos eletricitários que estão em Brasília fazendo o corpo-a-corpo junto aos parlamentares, na tentativa de impedir a votação do projeto de lei (PL 10332/18), que visa à venda de seis distribuidoras da Eletrobras do Norte e Nordeste e de todos os outros que ameaçam a privatização da estatal e o desmonte do setor elétrico do país.

Nesta terça-feira (19/6), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, havia anunciado que coloria em votação o regime de urgência do PL 10332/18, assim como a votação do projeto (PL 8939/17) que autoriza a Petrobras a negociar com outras empresas parte dos seus direitos de exploração de petróleo do pré-sal na Bacia de Santos, área cedida sem licitação pela União em 2010, por meio de cessão onerosa.

Depois de várias horas de obstrução, o Plenário venceu requerimentos de partidos contrários ao governo e encerrou a fase de discussão do projeto sobre o pré-sal e o presidente da Casa encerrou a sessão, convocando sessão extraordinária a partir das 9 horas da manhã desta quarta-feira (20/6) para continuar com os debates e votação.

As especulações nos bastidores dos especialistas e imprensa é de que o governo não tem o número suficiente de votos dos deputados para aprovar o projeto das distribuidoras Eletrobras e, talvez, por isso, a proposta nem entre em pauta nesta quarta.

No entanto, a luta que tem continuar forte. É a soberania nacional que está em jogo, tanto no PL da Eletrobras quanto no PL da Petrobras. Não podemos dar trégua!

Corpo-a-corpo

Os dirigentes da FNU – Federação Nacional dos Urbanitários – e do CNE – Coletivo Nacional dos Eletricitários -, ao lado de vários representantes da categoria de todos os estados, fizeram um verdadeiro corpo-a-corpo junto aos congressistas nos últimos dias, com visitas aos gabinetes. Os eletricitários demonstram com dados e argumentos a importância se manter a Eletrobras pública e os prejuízos a toda a nação caso isso seja modificado.

Também pelos estados, a categoria fez manifestações e atos para esclarecer a população sobre a nossa luta contra a privatização da Eletrobras.

Um exemplo foi a manifestação dos companheiros de Alagoas no aeroporto de Maceió, nesta terca-feira (19/6).

ESTAMOS NA LUTA!
NÃO À PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS!
CONTRA A ENTREGA DO PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO!