Vídeo sobre o FAMA2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – produzido por Todd Southgate e International Rivers, em parceria com o Movimento Uma Gota no Oceano. O vídeo traz um breve registro de alguns momentos marcantes do FAMA, como a abertura com a Assembleia Popular dos Povos e atividades auto-gestionadas na UnB, grandes plenárias realizadas no pavilhão do Parque da Cidade e a grande marcha realizada no Dia Mundial da Água, 22 de março. Abaixo a versão completa, de 12 minutos, onde são apresentados destaques sobre conflitos e movimentos de resistência nos casos dos rios Doce, Juruena, Tapajós e Xingu.
Também pode ser acessada a versão curta (4 minutos) em português aqui: https://www.youtube.com/watch?v=_GydL1SOzy4 e em inglês aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7lE0aHrrFZs .

Entre os dias 17 e 22 de março de 2018, foi realizado em Brasilia o maior evento em defesa da água do planeta: o Fórum Mundial Alternativo da Água (FAMA). O evento reuniu milhares de pessoas de mais de 30 países, incluindo povos indígenas, pescadores, ribeirinhos, quilombolas, agricultores familiares, movimentos populares da periferia de centros urbanos, sindicalistas que se opõem à privatização dos sistemas de água e saneamento, ambientalistas, estudantes e diversos outros grupos.

Os participantes do FAMA tiverem como objetivo comum a defesa da água como direito humano básico e da responsabilidade coletiva de toda sociedade em cuidar da água como fonte de vida da Mãe Natureza. O FAMA foi organizado como alternativa e em oposição ao 8º Fórum Mundial da Água, convocado a cada três anos pelo “Conselho Mundial da Água” liderado por grandes empresas que tratam a água numa perspectiva privada, como objeto de lucro e mercadoria. Muitos participantes do FAMA questionaram o investimento de mais de US$ 15 milhões em dinheiro publico num evento corporativo, com um valor de inscrição inacessível ao cidadão comum, que não produz resultados concretos em termos de politicas publicas e obrigações dos governos.

Este vídeo traz um breve registro de alguns momentos importantes do FAMA, como a Assembleia Popular dos Povos e atividades auto-gestionadas no campus da Universidade de Brasília (UnB), grandes plenárias realizadas no Pavilhão do Parque da Cidade e a grande marcha realizada no dia 22 de março, Dia Mundial da Água.

Para saber mais sobre o FAMA, visite: www.fama2018.org
www.facebook.com/FAMA2018/