Os trabalhadores e trabalhadoras da Sanasa, presentes à assembleia realizada na quinta-feira, 23 de maio, no auditório da IMA, por esmagadora maioria aprovaram a contraproposta da diretoria da Sanasa à pauta de reivindicações da Campanha Salarial/2019. A decisão também colocou um ponto final nas negociações salariais deste ano, que envolveu somente as cláusulas de natureza econômica. Confira no quadro ao lado o saldo final da campanha.
Durante as assembleias setoriais realizadas em março, a direção do Sindae já alertara à categoria para as dificuldades que enfrentaríamos nesta campanha salarial. E tão logo começaram as negociações, os temores dos dirigentes sindicais se confirmaram.
De saída, os representantes da Sanasa queriam apenas repor as perdas salariais do período e corrigir pelo mesmo índice cláusulas como vale refeição, vale alimentação, cesta de natal, entre outras. Os dirigentes sindicais mantiveram-se firmes e rejeitaram este absurdo.
Os negociadores do Sindae cobraram seriedade dos representantes da Sanasa. A contraproposta apresentada inicialmente revelava uma postura de quem não entendia a importância da campanha salarial para os trabalhadores.
De volta à mesa de negociações, os negociadores da empresa mudaram a postura e apresentaram uma contraproposta que, após ser apresentada na assembleia do dia 23, foi aprovada pela maioria dos trabalhadores.

Fonte: Ascom Sindae-Campinas