A FNU/CNU parabeniza o Sindgasista-SP por mais um ano de luta! ???

75 anos de atuação do Sindicato dos Trabalhadores da Produção, Transporte, Instalação e Distribuição de Gás Canalizado do Estado de São Paulo – Sindgasista – estão sendo completados neste 30 de janeiro.

Documentos antigos demonstram que em 30 de Janeiro de 1944 realizou-se a Assembleia de fundação do sindicato, da qual participaram 55 trabalhadores. Em pleno Estado Novo, que tutelava e perseguia as organizações classistas, os sindicalistas tiveram que se submeter às exigências legais da época. Uma delas era conseguir um atestado ideológico emitido pela Superintendência da Ordem Política e Social, para poderem se qualificar como dirigentes do sindicato recém-criado. Somente depois de preencherem as exigências e apresentarem toda a documentação necessária, o sindicato foi então registrado em livro no dia 24 de Março de 1945.

O Sindgasista/Sinergia CUT, filiado à FNU – Federação Nacional dos Urbanitários –  luta por liberdade e autonomia sindical e pauta sua atuação na transparência, na democracia e na participação ativa dos trabalhadores. Defende e luta por melhores salários, melhores condições de trabalho e vida, e por políticas sociais, além de defende propostas de garantia de energia de qualidade, acessível a toda a população e sob controle social.

Por essa atuação aguerrida na luta por melhores condições trabalhistas, sociais e econômicos para os trabalhadores do setor, nossa homenagem ao Sindgasista!

ÁGUA, ENERGIA E SANEAMENTO NÃO SÃO MERCADORIAS!