Sindaema fez um filtro das propostas pelos trabalhadores da Cesan nas sete assembleias realizadas em janeiro. Após a apuração do jurídico do sindicato, o presidente Fábio Giori Smarçaro protocolou, nesta terça (06/02) o ofício com a proposta consolidada do Acordo Coletivo na empresa. A data-base para a negociação do ACT é em 1º de maio.

O sindicato vai realizar um seminário de análise de conjuntura política e econômica com o Dieese e a assessoria jurídica do sindicato. O objetivo é capacitar e traçar estratégias para a Comissão de Negociação dos trabalhadores. Além disso, o Sindaema reivindicou à Cesan a definição de uma data para a primeira rodada de negociação das pautas.

“Acordo Coletivo do Sindaema defende categoria do fim da CLT”

De acordo com Fábio, o principal destaque deste Acordo Coletivo é a presença de cláusulas que defendam a manutenção dos direitos dos trabalhadores, conquistados após várias lutas. “Este é o nosso primeiro Acordo após a aprovação da reforma trabalhista. Sabemos muito bem que o momento dos trabalhadores brasileiros é de lutar para que não retirem nossos direitos. Por isso, preparamos esse documento para proteger a categoria dos efeitos dessa reforma”.

Entre as cláusulas que defendem a manutenção dos direitos, está a 13ª, que veda a terceirização de atividades-fim da Cesan. Além dela, tem a 21ª, a qual a autarquia manteria todos os benefícios de acordos coletivos anteriores.

A categoria reivindica também a recomposição salarial com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPCAlém disso, o ACT exige o Ticket Alimentação de R$ 1.200,00, e Ganho Real de 5% nos salários e em todos os benefícios econômicos.

Por ser o primeiro Acordo Coletivo após a Reforma da CLT, a união e mobilização dos trabalhadores é fundamental. Parabéns a toda a categoria que compareceu nas sete assembleias na Cesan, sugerindo e aprovando pautas. Entretanto, a luta continua. Precisamos que você continue conosco nessa caminhada em defesa dos nossos direitos!

Acesse aqui o documento protocolado na Cesan