A secretaria da Juventude da FNU, Leila Luiz, está na cidade de Genebra, na Suíça, representando a Federação no Simpósio sobre a Proteção de Denunciantes no Serviço Público, realizado pela OIT.  Esta reunião internacional visa discutir uma forma de se construir uma legislação em nível internacional para obrigar os países a combaterem a corrupção e protegerem os denunciantes.

Segundo a Secretaria Leila Luiz é importante destacar que os direitos dos denunciantes, são os direitos dos trabalhadores.  “A  OIT está se comprometendo em colocar essa problemática em sua agenda de 2018, e está convidando a ISP e todos os sindicatos a fazerem uma campanha internacional, para defender um serviço público de qualidade, combater a corrupção e proteger os denunciantes  de corrupção e de assédios no seus locais de trabalho”.

A FNU entende que esta iniciativa é fundamental, especialmente no Brasil, onde um governo ilegítimo e corrupto está atacando direitos dos trabalhadores, e desmontando a Justiça do Trabalho. Portanto, é preciso criar novas formas de resistência.