A Federação Nacional dos Urbanitários – FNU – entende que a história sindical do país está intimamente ligada à figura de Lula e que, muitas das conquistas da classe trabalhadora, devemos à sua luta. Sua candidatura à presidência da República representa oposição  veemente ao atual governo golpista que quer acabar com todos os direitos da classe trabalhadora entregando, inclusive, nosso patrimônio às multinacionais.

O projeto democrático e popular de Lula para o país está apresentando em seu plano de governo.

O “Plano de Lula de Governo 2018 – Brasil Feliz de Novo” já divulgado, e que será registrado no próximo dia 15 de agosto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) junto com a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, é um exemplo de novas iniciativas na política, com transparência e participação popular. Sob a coordenação-geral de Fenando Haddad, agora confirmado como vice-candidato na chapa de Lula, o plano tem sido desenvolvido em debates com especialistas representantes de diversos segmentos da sociedade civil.

Para os urbanitários, dois itens são de fundamental importância. São eles os itens 5.1.6. que fala sobre a soberania energética e o 5.2 que trata da promoção ao direito humano à água e ao saneamento. Leia o Plano de Lula de Governo 2018 – Brasil Feliz de Novo e os itens na íntegra: Plano de Governo de Lula 2018

Soberania energética

O governo Lula investirá na construção de um modelo energético que terá como diretrizes (1) a retomada do controle público, interrompendo as privatizações; (2) a promoção de uma inflexão estratégica na matriz elétrica, direcionando investimentos para expandir a geração com energias renováveis (solar, eólica e biomassa); (3) tarifas justas; e (4) participação social.

A Eletrobrás retomará seu papel estratégico no sistema energético brasileiro, como líder na geração e transmissão de energia no país.

Promoção ao direito humano à água e saneamento

“O presidente Lula reconhece o acesso universal à água e ao saneamento como um direito fundamental que deve pautar todas as políticas públicas referentes à segurança hídrica. Por isso, atuará fortemente para garantir a oferta de água para todos e todas com qualidade e regularidade, em sintonia com as metas do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Água e Saneamento da ONU.”

Leia: Plano de Governo de Lula 2018

Leia também: Convenção do PT aclama Lula candidato a presidente. Haddad é confirmado como vice


PELA DEMOCRACIA, ESTAMOS COM LULA!