autor: Carlos Pelegrini

Rodrigo Maia, Temer e Aécio Neves, junto com seus respectivos partidos, PSDB, DEM e MDB, e outros puxadinhos, tudo da época do Eduardo Cunha, o ‘controlador mor’ do Congresso, querem aproveitar a Copa do Mundo na Rússia para votar no Plenário da Câmara hoje o projeto de Lei que trata da ‘cessão onerosa’ de campos do Pre Sal que já são da Petrobras. E na Comissão Especial Regime de Urgência para a doação de 6 Distribuidoras da Eletrobras. Isso mesmo. Doação.

No caso da Petrobras estão querendo entregar bilhões de barris de Petróleo a toque de caixa, sem justificativa alguma. Na Rodada de Doação do Pre Sal de 07 de junho (há 18 dias!) doaram 70% do Petróleo leiloado a Shell, Chevron e outras petrolíferas estrangeiras por R$ 2,205 bilhões de reais. Há estimativas de que estes poços valem 1 TRILHÃO DE REAIS. O valor arrecado não paga 1 DIA de gastos do Governo Federal, Estados e Municípios.

Não há justificativa. Quem domina a tecnologia de extração do Petróleo nos campos do Pre Sal é a Petrobras. Quem tem uma cadeia integrada para extrair, refinar e vender é a Petrobras. O investimento para a extração desse Petróleo é extremamente pequeno perto do lucro com a revenda e a Petrobras tem caixa para fazer esse investimento.

O mais importante. NÃO PRECISAMOS EXTRAIR AGORA DESSES CAMPOS QUE FORAM DOADOS DIA 7 DE JUNHO. Os campos em exploração no Pre Sal e os que vão entrar em operação garantem nossa independência energética desse combustível fóssil e vamos exportar Gasolina, Diesel e Gás com LUCRO. Repito. Não há justificativa para a doação de 7 de junho e não há justificada para a Urgência de se querer doar mais campos do Pre Sal, sem qualquer ganho para o Brasil.

Vai ser votado Regime de Urgência para a doação de 6 Distribuidoras de Energia da Eletrobras. A pressa do Governo Temer/Aécio/Maia para doar nossa Energia Elétrica também não tem justificativa alguma.

Vão vender as Distribuidoras por 50 mil reais. Isso mesmo. 50 mil reais. Eventuais dívidas e obrigações dessas Distribuidoras foram transferidas para Eletrobras. São mais de 10 bilhões de reais que foram transferidos para que a Eletrobras pague.

Ou seja: você compra uma Distribuidora de Energia Elétrica por 50 mil reais e todo o gasto com investimento, manutenção, montagem da Rede de Distribuição e etc etc etc ficam com quem está vendendo. No caso a Eletrobras.

É uma doação para empresas estrangeiras. Simples assim. E VOCÊ vai pagar a conta dessa doação. Essas empresas assim que receberem a doação dessas Distribuidoras farão com que a conta de Luz fique mais cara em TODO O BRASIL. Nosso sistema de Distribuição de Energia Elétrica é todo integrado. A CEMIG é integrada no Sistema, a EletroPaulo, a Light e por ai vai. Ao compartilhar energia com o Sistema (o que ocorre sempre) as tarifas de energia elétrica no seu Estado são afetadas pelas tarifas de outros Estados.

Por isso qualquer País que se preze controla seus insumos básicos. Água, Energia e Petróleo.

Nós temos em abundância estes Recursos, diferente dos EUA e outros Países que vem aqui receber a doação que Temer, Aécio Neves e Rodrigo Maia querem fazer a toque de caixa. Patrocinada pela Globo que mentem deliberadamente para a População.

Quem votar a favor desses projetos esta votando contra VOCÊ, CONTRA O BRASIL e fazendo você sustentar outros Países tais como os EUA.

Pense nisso. Pressione seu Deputado Federal seja de que partido for. Não podemos deixar isso acontecer. Quem votar nessas doações não te representa. Não representa o Brasil. Trabalha contra você. Ele é seu representante. Não pode fazer isso.

*Carlos Pelegrini, doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais na Argentina, pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB-MG

Artigo publicado originalmente em Brasil 247, em 25/6/18