Cumprindo o estabelecido no Estatuto, o Sindicato dos Urbanitários do Pará realiza no período de 19 a 25 de setembro assembleias em Belém e em suas respectivas delegacias regionais – Santarém, Abaetetuba, Marabá, Tucuruí, Conceição do Araguaia, Altamira e Castanhal – paraa eleição de delegados e delegadas a participarem do IX Congresso Estadual dos Urbanitarios do Pará – CEUP,que ocorrerá no período de 08 a 10 de novembro de 2018, em Belém.

 

A assembleia da Regional Metropolitana ocorrerá no dia 25/09 (terça-feira), na sede do sindicato, as 18h00 em primeira convocação e as 18h30 em última convocação, com qualquer quórum. Cada delegacia regional irá definir a data e o horário da assembleia local.

A participação dos trabalhadores/as efetivos/as, quites com as suas obrigações estatutárias, nas três empresas de representação dos Urbanitários do Pará se dará na proporção de 1 (um) delegado/a para cada 100 (cem) sócios/as +aposentados/as ou fração de 50% mais um. Os diretores e delegados sindicais eleitos para a gestão são delegados natos do Congresso, ou seja, não competem na quota dos delegados de base.

O CEUP, que é realizado trianualmente, terá como tema em ano: “Os desafios da organização sindical na nova lógica do mundo do trabalho. Como fazer sindicalismo no século XXI. Em defesa da democracia e o Fortalecimento da Base Urbanitária no Pará. Os temas serão discutidos nos seguintes painéis: 1 – Conjuntura Socioeconômica e política: Os desafios para a nova ordem política do País e do Estado. 2 – Políticas Sociais e Permanentes: Direitos Sociais, Minorias e Terceira Idade. 3 – Reforma do Estatuto Social do Sindicato dos Urbanitarios do Pará – Stiupa. 4 – E_Social: Vida financeira, estrutura e funcionamento do Stiupa. 5 – Saneamento: Direitos Humanos e o Saneamento Básico e Ambiental na Amazônia. 6 – Eletricidade: As privatizações e/ou Reestatização e seus impactos na Região Norte. Participe das assembleias e se candidate para ser delegado/a do Congresso. É um momento de ricas discussões sobre a conjuntura política, econômica e social do Brasil e do Pará.

Fonte: Ascom STIUPA