“A categoria dos eletricitários  está de parabéns pela mobilização em todos os estados do país. Essa paralisação demonstra a  luta aguerrida de todos os companheiros na defesa de uma Eletrobras pública, eficiente e para todos os brasileiros.” Esta foi a definição do presidente da FNU – Federação Nacional dos Urbanitários, Pedro Blois, para o primeiro dia de greve dos eletricitários que mobilizou a grande maioria dos trabalhadores(as) do setor.

Estão previstas assembleias, nesta terça, com os trabalhadores em todos os estados para deliberarem os próximos passos.

Neste segundo dia de paralisação (12/6), entidades sindicais, associações e movimentos populares preparam twitaço para começar às 10h da manhã. A hashtag é: #EletrobrasPública.

“Nosso objetivo é continuar chamando a atenção da sociedade sobre esse grande crime que o governo Temer quer cometer contra a população, caso a Eletrobras venha a ser privatizada. Isso porque vender a maior empresa de energia elétrica da América Latina implica em enriquecer um pequeno grupo de empresários em função do empobrecimento da sociedade, que terá que pagar contas de luz ainda mais caras. Não podemos admitir isso”, alerta o dirigente sindical do STIU-DF, Victor Frota.

Também nesta terça, os representantes do CNE – Coletivo Nacional dos Eletricitários – têm um encontro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, sobre os andamentos dos projetos que tramitam no Congresso sobre a privatização da Eletrobras. Os eletricitários irão defender que os projetos não sejam colocados votação.

O coordenador do CNE e secretário de Energia da FNU, Fernando Pereira, explcia que “nesse momento, estamos dando uma demonstração que o nosso interesse não é prejudicar a população, queremos resguardar nossos direitos e manter a Eletrobras pública, o que é bom para todos. Sem a privatização, significa que a nossa conta de luz não vai disparar, como disparou o combustível durante a semana de greve. Esse é o nosso compromisso”.

Orientação para o Twitaço:

Twitaço Nacional dos Eletricitários

Os trabalhadores e trabalhadoras do Grupo Eletrobrás conclamam toda a Categoria, entidades sindicais e movimentos populares a participarem do Tuitaço em Defesa da Eletrobrás e Contra a Gestão Privatista do Presidente Wilson Pinto. Participe!

Data: 12/6/18 às 10h da manhã

Veja como participar.
– Baixar o Twitter em seu Smartphone
– Criar uma conta no Twitter
– Digitar sua Mensagem, Foto, Vídeo de apoio ao movimento dos Eletricitários.
– Digite as Hastags:
#EletrobrasPública
#ForaWilsonPinto
#Energianaoemercadoria

Confira as mensagens a serem postadas:
. Defender a Eletrobras pública é defender a soberania nacional. #EnergiaNãoéMercadoria
. A privatização da Eletrobras vai aumentar a tarifa de energia. #EletrobrasPública
. Pela saída imediata do presidente entreguista da Eletrobras.  #ForaWilsonPinto.

Leia também: No primeiro dia de paralisação, eletricitários deram um sonoro recado: Fora Pinto e sua política privatista