No dia 15 de fevereiro foi realizada, em Brasília, reunião da FNSA com o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Sasso Pigatto “Peixe”. Estiveram representando a Frente na oportunidade, Marcos Helano Montenegro e João Marcos, ambos da ABES, Seção DF.

O objetivo da reunião foi estreitar as relações entre a FNSA e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), sobretudo, em razão da grande interface que o saneamento básico guarda com a saúde. Durante o encontro foi discutida a necessidade de o CNS abrir um debate sobre a MP868/2018, cujo principal objetivo é facilitar a ampliação do setor privado no setor de saneamento, resultando desta maneira no aumento das desigualdades entre municípios pobres e ricos, restringindo o acesso a esses serviços públicos essenciais à promoção da saúde pública.

Durante a reunião ficou definido que a FNSA formalizasse um oficio ao Conselho solicitando que o tema fosse pautado no pleno do CNS.

É importante destacar que a realização desta reunião se deu em cumprimento da deliberação da reunião da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental – FNSA, ocorrida dia 07/02, em Brasília, onde se observou a necessidade de ampliação da interlocução com outras estruturas que tem ligação direta com o setor de saneamento no país, como é o caso dom Conselho Nacional de Saúde.

Segue abaixo link com o ofício encaminhando ao Conselho Nacional de Saúde.

Ofício CNS