O presidente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Pedro Blois, ministrou palestra, nesta quarta-feira (5/9), no IX Encontro da Rede Interdisciplinar internacional Waterlat-Gobacit, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). O evento acontece no Centro de Formação de Professores, em João Pessoa e prossegue até a próxima sexta-feira (7/9).

A apresentação de Blois abordou o “O direito a água violentado: prioridades no processo de democratização da política e a gestão da água no Brasil”. Veja aqui a apresentação: Apresentacao – IX Reunión Internacional de la Red WATERLAT-GOBACIT

O encontro
O encontro, que acontece pela primeira vez no Nordeste reúne pesquisadores, autoridades políticas e atores sociais que estão debatendo a questão da água em mais de 40 atividades em formatos de mesa redonda, oficinas e sessões plenárias.

O coordenador geral da Rede, José Esteban Castro, do Conselho Argentino de Investigação Científica e Tecnológica, explicou que as reuniões Internacionais da Rede têm sido um ponto de encontro importante para seus membros, ao tempo que promove a interação entre colegas e atores sociais da região anfitriã do encontro.

Nas reuniões da Waterlat-Gobacit são discutidos projetos de investigação, docência e intervenção, dentro das questões relevantes para Rede, assim como dos processos políticos, sociais, culturais, econômicos, tecno-estruturais, administrativos de políticas públicas que caracterizam a gestão e serviços baseados no uso de água. Além das atividades acadêmicas. Esteban chama atenção ainda para outras atividades, a exemplo dos da roda de conversa onde os movimentos sociais serão os protagonistas de uma discussão sobre água.

Marcionila Fernandes, do curso de Relações Internacionais da UEPB e coordenadora local do evento, ressaltou a importância da realização desse encontro no Nordeste, uma vez que para além dos desafios naturais, a questão da água passa pela compreensão e ação políticas. (com informações: Paraíba Online)

O que é Red WATERLAT-GOBACIT?
É uma rede inter-transdisciplinar de ensino, pesquisa e intervenção inter-transdisciplinar no campo da política e da gestão da água. Aborda temas como a conflitividade social em relação as desigualdades e injustiças emergentes da implementação de megaprojetos hidráulicos, do extrativismo, da mercantilização dos serviços essenciais, ou do impacto dos grandes desastres hídricos.

Urbanitários em luta: contra à privatização do setor elétrico e do saneamento.

ÁGUA, ENERGIA E SANEAMENTO NÃO SÃO MERCADORIAS!