A Eletrobras informou em comunicado ao mercado na última sexta-feira, 25 de maio, que o seu conselho de administração aprovou o plano de venda das participações que a estatal tem em 70 sociedades de propósito específicos em empreendimentos de geração e transmissão. Essas SPEs serão agrupadas em 17 lotes e vendidas através de leilão que será realizado na B3 no dia 29 de junho. O edital será publicado em breve. O total do conjunto soma R$ 2,8 bilhões, com valor contábil de R$ 2,6 bilhões.

De acordo com o comunicado, 8 lotes são formados por 59 SPEs que atuam na geração eólica, com cerca de 970 MW de potência. Outros nove lotes são compostos por 11 SPEs na transmissão que somam 1 mil quilômetros de linhas e 2.450 MVA em capacidade de transformação. O objetivo da venda é reduzir a alavancagem financeira da Eletrobras. O banco Credit Suisse fará a assessoria para a venda das participações.

A Eletrobras também informou que Manoel Arlindo Zaroni Torres tomou posse como membro do Conselho de Administração. Zaroni foi presidente da Tractebel Energia, (atual Engie Brasil Energia) e é vice-presidente do Conselho de Administração da Engie Brasil Energia.

Fonte: Pedro Aurélio Teixeira, Canal Energia