Mulheres do Sindur participaram de marcha na capital Porto Velho

Manifestação foi realizada na manhã desta quinta-feira (8) em Porto Velho (Foto: Jhonnathas Trindade/Rede Amazônica)Movimento liderado por mulheres da Via Campesina fez um bloqueio na estrada do Belmont em Porto Velho, durante esta quinta-feira (8/3), para protestar contra o aumento no gás de cozinha, o valor da energia, contra a privatização da Eletrobras Rondônia (Ceron) e da Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd).

Estavam presentes na manifestação integrantes da Frente Brasil Popular (FTB), Via Campesina, do Campo Popular, Movimento dos Pequenos Agricultores e Movimento do Atingidos por Barragem (MAB).

Conforme os organizadores , cerca de 500 mulheres estavam participando do protesto. De acordo com uma das organizadoras da manifestação, o movimento realizado faz parte de uma luta internacional em função do dia das mulheres, celebrado nesta quinta-feira.

Em Porto Velho, o protesto foi contra o aumento no preço da conta de energia, no valor do gás e contra as privatizações das estatais – Ceron e Caerd. O Sindur (Sindicato dos Urbanitários de Rondônia) esteve presente.
“As urbanitárias de Rondônia foram às ruas contra as privatizações, a violência e o retrocesso de direitos”, ressaltou a diretora de Coletivo de Mulheres da FNU, Giovana Barros. Ela também é dirigente do Sindur.

Marcha das mulheres

Após o bloqueio da estrada do Belmont, cerca de 1,5 mil manifestantes de dez categorias sindicais, entre elas as urbanitárias, se reuniu para realizar uma Marcha no Dia Internacional da Mulher, que seguiu por várias ruas do centro da cidade até chefar em frente ao Palácio Rio Madeira. (com informações: G1)

Em Manaus, o Fórum de Mulheres do Amazonas, acompanhado de representantes de outros movimentos sociais, ocupou a sede da Eletrobras Amazonas Energia, localizada na avenida Sete de Setembro, para protestar contra a privatização da distribuidora.

Show whatsapp image 2018 03 08 at 11.13.49

Urbanitárias de vários estados foram às ruas neste 8 de março

Espírito Santo

 

Rio Grande do Sul

 

Rondônia

Leia também reportagem da CUT sobre o Dia Internacional da Mulher:
Mulheres ocupam as ruas do País em defesa da democracia e na luta por igualdade

Mulheres ocupam as ruas do País em defesa da democracia e na luta por igualdade