Todos sabemos que operar o sistema elétrico de um país de proporções continentais como o Brasil é uma tarefa extremamente complexa, que requer planejamento e logística. Ainda mais se o que almejamos é o desenvolvimento real, já que para isso o acesso à energia elétrica deve ser considerado direito social fundamental, e em nosso país há gente vivendo nas condições mais adversas!

Dentro desse contexto, a Eletrobras, criada em 1962 para coordenar empresas regionais do setor elétrico, é o alicerce mais importante. Para se ter uma ideia, hoje a empresa estatal é responsável por 37% do total da capacidade de geração do país: são 42.080 megawatts instalados e 164 usinas sob sua gerência (36 hidrelétricas e 128 térmicas, sendo duas termonucleares). Além disso, possui mais de 58 mil quilômetros (!) de linhas de transmissão, o que corresponde a 57% do total nacional.

Hoje, em Brasília, é discutida a sua privatização. O Centro Acadêmico Dante José de Araújo (CAD), então, na intenção de trazer a discussão sobre este importantíssimo assunto para dentro da Ufes, tem o prazer de convidar a todos e todas – estudantes, professores, servidores e sociedade civil – para participar do debate ”A privatização da Eletrobras”!

O evento acontecerá no dia 24/05 (quinta-feira), com início às 18h30, no auditório do prédio CT I (Engenharia Civil, no Centro Tecnológico). Em breve cada um dos componentes da mesa será apresentado no evento, mas já podemos adiantar que ela será composta por:
– Representante do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes (a confirmar);
– Nilton Miguel Coelho, funcionário de Furnas e representante do Sinergia;
– Prof. Maurício Abdalla, do DFIL-Ufes.

Para os interessados(as) em receber certificado de participação, o link para inscrição também já está disponível:
https://goo.gl/forms/MRCfMpPbUkg8dbCz1

Veja o evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1261113234021024/