A UFRJ e a FIOCRUZ convidam os moradores de Campos Elíseos e região para a apresentação dos resultados da pesquisa Acesso à água e ao esgotamento sanitário em Campos Elíseos. rA pesquisa é fruto de uma parceria entre o Laboratório de Estudos de Águas Urbanas (LEAU/UFRJ) e o Laboratório do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ), motivada pela demanda de movimentos sociais e ONGs da região – Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas cercanias da Baía de Guanabara (FAPP-BG), Movimento Pró-saneamento e Meio Ambiente da Região do Parque Araruama (MPS), Fórum de Oposição e Resistência ao Shopping (FORAS), Sociedade em Comunhão Cristã (SCC, “ONG Dona Lindu”).

Ao longo de quase dois anos, foram aplicados questionários com os moradores e realizadas análises bacteriológicas da água de poços rasos e profundos.

Na atividade de apresentação da pesquisa, além da divulgação dos dados, serão debatidas soluções emergenciais para os problemas encontrados – sem perder de vista as soluções definitivas para o abastecimento da localidade.