A primeira reunião entre os sindicatos majoritários (SINDAEN, SAEMAC, SINDAEL e STAEMCP) e a Comissão de Relação e Negociação Sindical da SANEPAR para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020 ocorreu nesta quarta-feira (13), em Curitiba. A reunião aconteceu após quase dois meses depois do protocolo da Pauta de Reivindicações Unificada, em dezembro do ano passado.
Logo no início da manhã, a diretora administrativa da Sanepar, Priscila Marchini Brunetta, participou da abertura dos trabalhos. Após a solicitação dos representantes sindicais, Priscila se comprometeu com a manutenção da data-base para o dia 1º de março. Apesar de a empresa ainda não ter apresentado uma proposta, este compromisso já pode ser considerado um êxito e uma garantia conquistada já nesta primeira discussão.
Na sequência não houve muitas novidades. Os sindicatos fizeram a explanação e a defesa ponto a ponto de cada uma das cláusulas constantes na Pauta de Reivindicações Unificada. Feitos os devidos apontamentos, os membros da Comissão vão levar as reivindicações para serem deliberar pela Diretoria, e então marcar uma nova reunião para a efetiva apresentação da proposta, que ainda não tem data definida mas deve acontecer nos próximos dias.
O momento agora é de espera para que o processo de negociação não demore e que a Sanepar preze pela valorização dos trabalhadores e aceite a proposta.
Fonte: