Os Sindicatos majoritários e a Sanepar iniciaram, de fato, as negociações em torno das reivindicações para o ACT 2019/2020

Aconteceu no dia 15/03, em Curitiba, mais uma rodada de negociação entre as Entidades Sindicais Majoritárias (SAEMAC, SINDAEL, SINDAEN e STAEMCP) e a Comissão de Relação e Negociação Sindical da Sanepar visando a Renovação do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) para o período de 2019/2020.

Nesta reunião foi apresentado pela empresa um esboço, a partir do Eixo de Pauta, com os pontos em que há possibilidade de se avançar sobre os quais foram feitos as argumentações e sugestões de melhoria por parte dos diretores sindicais que se fizeram presentes, com ênfase no aumento de salário com ganho real.

Uma conquista é que a partir de agora passaremos a trabalhar com uma nova modalidade de negociação, que é fruto de uma reivindicação antiga dos Sindicatos. Em anos anteriores, os diretores costumavam elaborar a proposta e de imediato submetiam a CCEE e a CPS, para só então apresentar às entidades sindicais, o que criava um entrave muito grande para se conseguir avançar além do que era colocado. Agora, sem esse obstáculo, Companhia de Saneamento do Paraná e as entidades poderão negociar de forma mais livre para construírem juntos uma proposta mais coesa e que venha a atender aos anseios da Classe Trabalhadora para só depois ser enviadas as Comissões externas.

Outras duas solicitações feitas anteriormente foram atendidas e, apesar de não terem relação com o ACT, foram colocadas pela Diretora Administrativa a título de informação. Uma delas é a compensação dos dias 24 e 31 de dezembro que de 8 voltará a ser de 4 horas e a outra é a padronização do sobreaviso em nível de Estado.

Uma nova reunião deve ser realizada em breve. Até lá esperamos que o respeito e a valorização tão colocados pelo quadro diretivo continuem norteando este processo no intuito de que tudo o que foi solicitado e discutido seja analisado com bom senso visando sempre o bem estar e a melhoria na qualidade de trabalho e vida dos trabalhadores e de seus familiares.

Fonte: Ascom Sindael